Torta de bacalhau

O bacalhau é um peixe delicioso e usado em muitas receitas, mas o que vamos ensiná-los a preparar hoje é uma torta para surpreender o paladar das pessoas que mais ama, ou simplesmente para ter uma ótima receita em uma ocasião especial. Saiba como preparar a torta de bacalhau, aqui no Tudo na Cozinha.

torta de bacalhau tem um sabor surpreendente, pode ser preparada para datas comemorativas, como exemplo, natal, almoços em família, assistir uma partida de jogo, jantares especiais, entre outros.

O preparo da torta de bacalhau é simples, basta seguir o passo a passo como descrito aqui no Tudo na Cozinha, que não tem erro.

Você ainda não tem muita experiência com o preparo de receitas como essa? Não se preocupe, com o tutorial que ensinamos você vai conseguir acertar o preparo.

Confira a seguir quais os ingredientes utilizados e como preparar a torta de bacalhau:

Veja também:
–>Torta de Sardinha
–>Torta de Legumes com Creme de Leite
–>Torta de legumes de liquidificador
–>Massa de Torta de Liquidificador Fofinha

Ingredientes:

Massa

  • 2 xícaras de farinha de trigo e 1 xícara de amido de milho
  • 2 colheres bem cheias de sopa de margarina
  • 1 colher bem cheia de sopa de banha
  • 1 copo de iogurte natural
  • 3 a 5 colheres de água

Recheio

  • 400 gr de bacalhau demolhado
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 200 gr de ervilha congelada
  • 2 ou 3 tomates
  • 2 ou 3 colheres de molho de tomate
  • 10 azeitonas  verdes
  • 200 gr de creme de leite fresco
  • 5 colheres de azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • Leite o quanto baste
  • Noz moscada

Para pincelar

  • 1 gema e 1 colher de água

Modo de preparo:

Prepare o recheio

Leve o bacalhau já para ferver em água. Assim que começar a ferver, em poucos minutos, percebe-se que o bacalhau começa uma separação sutil em “gomos” ou “escamas”. Está pronto. Retire, deixe esfriar um pouquinho e desfie com os dedos. Reserve.

Lave bem os tomates, tire as sementes e pique em cubos pequenos. Reserve.

Tire os caroços das azeitonas e pique. Reserve.

Numa panela frite a cebola e o alho bem picados em duas colheres de azeite de oliva até amolecer. Acrescente o bacalhau, refogue rapidamente, junte a ervilha e o molho de tomate, refogue mais um minuto. Reserve.

Numa panela pequena coloque as três colheres de azeite de oliva e a farinha de trigo, frite rapidamente. Junte a essa pastinha o leite até obter um creme bem espesso que vai dar liga ao recheio. Use um batedor de arame, ou fouet, para um creme liso, se bolinhas ou grumos. Acrescente o creme de leite e a noz moscada. Tempere com uma pitada de sal. Junte ao refogado de bacalhau. Acrescente as azeitonas picadas e o tomate picado. Deixe esfriar.

Enquanto isso prepare a massa:

Junte à farinha, a pitada de sal, a margarina e a banha. Misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Acrescente o iogurte e vá misturando para agregar os ingredientes e formar uma massa macia. Não trabalhe a massa, apenas agregue.

Dica: talvez você precise de três a cinco colheres de água para dar a umidade necessária à massa, vá colocando aos poucos.

Abra 2/3 da massa entre dois plásticos, deixe a massa fina para uma torta mais leve. Retire um dos plásticos e com a ajuda do segundo forre a forma já untada, corte os excessos da massa, deixando uma borda para forma da forma o que facilitará o fechamento da torta. Leve à geladeira por 30 minutos.

Dica: vai sobrar massa fora da forma, mas como queremos manter ainda uma borda de massa, corte com uma tesoura. A tesoura faz maravilhas na cozinha.

Junte as sobras de massa ao 1/3 reservado, abra entre os plásticos deixando bem fininha. Reserve na geladeira, do jeito que está entre os plásticos para depois cobrir a torta.

Aqueça o forno a 180°C.

Retire a massa da geladeira, coloque o recheio, pincele as bordas da massa com a gema de ovo misturada à água para facilitar o fechamento, cubra com a outra massa estendida e passe o rolo sobre a superfície da forma para cortar a massa excedente e ao mesmo tempo fechar a torta. Pincele com a gema e com as sobras de massa decore, como e se desejar.

Asse até estar bem dourada. Uma boa dica é observar a torta nas bordas, ela se afasta levemente quando está assada.

Como podemos observar, não há muito segredo, qualquer pessoa pode fazer uma torta deliciosa como essa. Para ajudá-los a esclarecer possíveis dúvidas e melhor ilustrar o preparo na prática, selecionamos um vídeo explicativo. Confira:

Gostou da receita da torta de bacalhau? Deixe sua opinião aqui nos comentários do site!

Deixe um comentário